Toda quarta é dia de beat!

Beat Brasilis é um evento semanal com foco em produção musical que reúne beatmakers, djs, e demais pessoas interessadas em fazer beats utilizando um disco de vinil como fonte de sample, ao final do evento todos os participantes apresentam seus beats. Ao longo desses 7 anos já reunimos mais de 500 beatmakers diferentes e foram produzidos mais de 9.000 beats (disponibilizados gratuitamente para audição no SoundCloud)

O foco dos encontros além de incentivar a produção de beats é estimular a criatividade, enriquecer a pesquisa musical, o compartilhamento de conhecimento e técnicas de produção que os participantes trocam entre si, além de ser espaço para o desenvolvimento e fortalecimento da crescente comunidade de beatmakers.

Durante esses anos realizamos diversas atividades para impulsionar a cultura beatmaker, através de live beats, oficinas, workshops e bate-papos todos com entrada gratuita, ou entrada a preço popular. Organizamos o selo Beat Brasilis Rec que desde 2017 auxilia beatmakers independentes a registrar e lançar suas produções nas plataformas digitais, tendo mais de 15 lançamentos no catálogo.

Desde março/2020 com o início do distanciamento social, os encontros do Beat Brasilis passaram a ser realizados online, a dinâmica mudou um pouco mas tentamos ao máximo manter a essência do evento. Toda quarta liberamos um disco no nosso soundcloud, os participantes sampleiam alguma parte do disco produzem um beat de até 1 minuto e 30 segundos e envia para o nosso email beatbrasilissp@gmail.com até às 19h30, as apresentações acontecem no nosso canal da twitch.tv/beatbrasilis a partir das 20h30.

O que poderia parecer uma adversidade virou uma forma efetiva de reunir um número muito maior de participantes, já que sendo online abre oportunidade para quem está longe participar também. Nesse 1 ano de edições online a nossa comunidade cresceu consideravelmente, agora contamos com participantes de todas as regiões do Brasil. Nossa média de produtores participantes por edição é de 60 pessoas. Todos os beats estão disponibilizados para audição no soundcloud.com/beatbrasilis

Como funcionam as edições online?

14h disco do dia liberado – 19h30 prazo para o envio do beat – 20h30 início das audições
Após a edição os beats são disponibilizados no soundcloud.com/beatbrasilis

Confira abaixo todas as regras.

Escolha do disco do dia
Na versão online os produtores do evento Rafa Jazz e NGS realizam a curadoria dos discos usados, também convidam outros participantes e colecionadores de disco. Importante destacar que procuramos usar discos diferenciados entre si, de épocas e estilos diferentes para ativar a criatividade dos beatmakers.

Hora do Sample!
Momento em que o participante escuta o disco e escolhe a parte que vai usar de sample para fazer o beat.
A produção deve ter no máximo 1min30 de duração.

Produção do beat
Cada pessoa produz o beat em casa utilizando sua plataforma preferida, seja máquina ou software.
A produção deve conter um sample do disco do dia + os timbres de bateria, instrumentos virtuais e demais camadas que o produtor queira.
Proibido uso de acapella.

Envio do email
– Importante nomeie corretamente seu arquivo seguindo o exemplo: SEUNOME.mp3

– Pode ser .wav ou .mp3

– Envie sua produção até às 19h30 para o email: beatbrasilisp@gmail.com

Apresentação dos beats
A partir das 20h30 iniciamos a live para audição dos beats no nosso canal da twitch.tv/beatbrasilis

A escolha da plataforma se deu pela maior possibilidade de interatividade com os participantes, além do fato de ser gratuita tanto para quem faz o stream quanto para quem assiste.

Beats de todas as edições

Acesse nosso SoundCloud e conheça a nossa beatteca com mais de 9.000 beats produzidos nos encontros do Beat Brasilis.

Playlist no Spotify

Beat Brasilis Orquestra

Imagine uma orquestra que ao invés de instrumentos clássicos – seja formada por samples, sequenciadores, baterias eletrônicas, MPCs e outras máquinas musicais, todas operadas por beatmakers com larga experiência musical. Adicione a isso um violinista virtuoso, um DJ costurando convidando vozes da importantes da música. Esta é a Beat Brasilis Orquestra, a primeira orquestra de beatmakers do mundo, que visa fazer releituras com arranjos eletrônicos homenageando grandes maestros como Moacir Santos, Erlon Chaves, Don Salvador e temas da música clássica brasileira como o Uirapuru de Villa-Lobos, Retirada da Laguna de Guerra Peixe, Batuque de Alberto Nepomuceno entre outros.

O primeiro show aconteceu dentro do C.U.C.A – Mês de Cultura Independente 2018 em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura pudemos tirar do papel a ideia de montar a primeira orquestra de beatmakers do mundo. O show foi realizado na Praça das Artes e tivemos a honra de contar com a presença das cantoras Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz engrandecendo nos vocais, abertura foi realizada por b.boys, beatmakers além de pocket show da Batalha Dominação. Com palco montado virado para a rua, o evento foi gratuito e aberto a todos, tivemos pouco mais de 2 meses para montar e ensaiar todo o show, além de produzir toda a infra-estrutura para o grande dia, sistema de som, iluminação, seguranças, limpeza, gerador entre muitos outros fornecedores. No fim deu tudo super certo, tivemos um grande público presente para prestigiar a estreia da nossa orquestra.

Ao longo de 3 anos a Beat Brasilis Orquestra já se apresentou em diversos lugares, para platéias sempre cheias e público diversificado, em 2019 fez o show na Copa Skate Classic da Adidas com participação especial do MC Marcelo D2, no mesmo ano encerrou as atividades da Galeria Olido, e em sua última e mais recente apresentação a orquestra ficou responsável pelo show de abertura do Mês do Hip Hop 2020 realizado no Theatro Municipal de São Paulo e contou com as participações da Cia de Dança Discípulos do Ritmo, e dos MC’s Stephanie, Tássia Reis e Rincon Sapiência.